Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

Siga compartilhando:

No post anterior sobre Santo Amaro, comentei que após a parada no povoado de Betânia, seguimos viagem para Barreirinhas – Maranhão.

Chegamos em Barreirinhas à tarde, e ficamos hospedados por três dias na Pousada D´Areia. Adoramos a pousada e somente no último dia conversamos com os donos, um casal de aposentados muito simpáticos que vieram de São Paulo.

Pousada Água Doce

Á noite, jantamos num dos restaurantes da Avenida Beira Rio no centro de Barreirinhas, às margens do Rio Preguiça. É uma avenida com muitas opções de restaurantes, quiosques, música ao vivo e possui um cais por onde embarcam e desembarcam cargas e passageiros.

Avenida Beira Rio
Avenida Beira Rio
Cais na Avenida Beira Rio

   

Passeio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

No dia seguinte, estávamos ansiosos para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses daqui de Barreirinhas. Fomos numa jardineira acompanhados por nossa guia Manulyta e no meio do caminho paramos num mercadinho para comprar água, já que no Parque não tem nada para vender,  fizemos uma travessia de balsa para atravessar o Rio Preguiça e por uns 30 minutos percorremos por estradas de areia até chegar ao Parque.

Nós na jardineira a caminho do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

 

No meio do trajeto pegamos uma balsa com destino ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

 

Estrada de areia que percorremos até chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

A jardineira e os veículos 4×4 estacionam logo na entrada do Parque e de lá caminhávamos subindo e descendo pelas dunas e lagoas  naquele cenário geológico. Por um momento, imaginamo-nos estar no meio de um deserto!

Este slideshow necessita de JavaScript.

A primeira lagoa que conhecemos foi a Lagoa da Preguiça e descemos pela íngreme duna e paramos por um tempo para nos refrescar na lagoa. Seguimos para a Lagoa da Esmeralda, a Lagoa Azul, a Lagoa dos Peixes, a Lagoa da Paz e a Lagoa dos Toyoteiros, nesta  muitos visitantes rolavam na areia e banhavam-se na água morna desta lagoa. Na última parada, voltamos para a Lagoa da Preguiça para apreciar o lindo pôr-do-sol.

 

Lagoa da Preguiça

 

Lagoa da Preguiça

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Passeio ao Povoado de Cardosa com flutuação sobre o Rio Formiga

No outro dia pela manhã, fomos até o Povoado de Cardosa e fizemos o passeio de Bóia-Cross sobre o Rio Formiga. Por fim, almoçamos no restaurante do mesmo local que fizemos a atividade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

     

Passeio de voo monomotor sobre os Lençóis Maranhenses

No mesmo dia do passeio ao Povoado de Cardosa, no período da tarde, fizemos o passeio de sobrevoo sobre os Lençóis e tivemos a visão do Povoado de Vassouras, Caburé e Farol de Mandacarú de um ângulo totalmente diferente.

Contratamos este passeio com a Caroline da agência AVA Sobrevoo e ficamos muito satisfeitos com o atendimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 Passeio ao Povoado de Vassouras, Farol de Mandacarú e Caburé

Partimos de Barreirinhas e pegamos uma voadora (lancha) para visitar o Povoado de Vassouras e seus Pequenos Lençóis. Logo que chegamos, fomos recepcionados pelos simpáticos macaquinhos e tomamos cuidado para guardar nossos pertences dentro da mochila, principalmente, os celulares, pois nosso guia havia orientado-nos que tais macaquinhos são bem espertinhos!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após tirar algumas fotos com esses seres humaninhos, fomos caminhar sobre os Pequenos Lençóis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seguimos nosso passeio para conhecer o Farol de Mandacarú. Lá, várias crianças da comunidade local costumam perguntar aos turistas se gostariam de receber informações sobre o lugar e pedem uma contribuição em dinheiro (algo entre 10-20 reais) pelas informações prestadas. No topo do farol tivemos uma visão panorâmica de toda a região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De volta à voadora, paramos para almoçar no Restaurante do Gringo localizado em Caburé, uma vila de pescadores que fica entre o Rio Preguiça e a Praia de Caburé. Lá, conhecemos o Pietro (dono do estabelecimento), um italiano que veio residir no local há alguns anos, um lugar ímpar por ser uma área mais deserta e sem energia elétrica, onde descansamos por algum tempo antes de partir para Atins.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DICAS:

  1. Alimente-se com antecedência para o passeio aos Lençóis, pois os veículos 4×4 ou jardineiras nas estradas de areia no trajeto ao Parque pulam bastante;
  2. Lembre-se de levar entre suas coisas: bebida, algo para comer, protetor solar, óculos escuros, chapéu e um saquinho para depositar seu lixo, pois no Parque não se vende nada. Então, previna-se!!
  3. Os passeios aos Lençóis são contratados normalmente por agências, pois a visita não pode ser feita sem acompanhamento de guia autorizado.

 

 

 

20 comentários em “Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

  • 3 de maio de 2017 em 10:06
    Permalink

    Olá ,adorei o post,quero muito conhecer esse lugar maravilhoso !

    Vocês foram por conta ou por alguma agencia de viagem ? eu estou pesquisando e não tem muitas agencias que fazem pacotes para lá.

    Resposta
    • 3 de maio de 2017 em 10:31
      Permalink

      Olá Ingryd! Nós não fomos por conta, fechamos todos os passeios com a Eco Adventure (http://www.ecoadventure.tur.br/), pois, tem muitos lugares que não tem nem sinal de celular e são várias cidades, então se prepare para arrumar as malas a cada 2 dias. Fizemos um pacote personalizado da “Rota das Emoções” (http://www.ecoadventure.tur.br/prota_das_emocoes.php), não conseguimos fazer Jericoacoara e Delta do Parnaíba, pois ficamos apenas uma semana. Para fazer a rota completa precisa de pelo menos 12 dias. É uma viagem de muita aventura, o período ideal pra conhecer Lençóis é entre Junho e Setembro, quando termina a época de chuvas, que enchem os lagos.

      Resposta
  • 5 de abril de 2017 em 18:01
    Permalink

    Há vários anos que ouço falar nos Lençóis Maranhenses, e agora vejo o porquê da sua fama. É mesmo um destino que gostava de visitar, adorei as fotos!

    Resposta
    • 9 de abril de 2017 em 00:31
      Permalink

      Olá Pedro! Na minha opinião os Lençóis Maranhenses está no rank dos melhores destinos do Brasil! E, com certeza, vale muito a pena conhecer e espero que esta oportunidade chegue logo a você!
      Obrigada pelo comentário.

      Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:30
      Permalink

      Olá Roberta!
      Sim, tem o passeio de sobrevoo, mas de monomotor, outro espetáculo à parte…
      Não pense duas vezes em ir!!
      Um abraço,

      Resposta
  • 1 de abril de 2017 em 12:24
    Permalink

    Esse lugar é demais né? Adorei o post! Já fui algumas vezes por ter morado perto (São Luis) mas me deu vontade de ir de novo! hahaha.. Parabéns pelo post!

    Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:28
      Permalink

      Olá Keul Fortes Ana Raquel!!
      Que sorte a sua ter morado tão perto de lá! Mas vá novamente, pois ouvi falar que toda vez que você retorna, a paisagem é sempre diferente rs…
      Obrigada pelo comentário!!
      Um abraço,

      Resposta
  • 31 de março de 2017 em 22:49
    Permalink

    Cleber, essa viagem estava na nossa carteira, porém está vindo mais um membro para a família, e mais uma vez teremos que adiar esse tour! Parabéns pelo post, terá grande serventia quando planejarmos a nossa!

    Resposta
    • 3 de abril de 2017 em 11:32
      Permalink

      Poxa que maravilha, mais um membro da família, parabéns!!!!!!! Acho que vai demorar um pouco mais pra conhecer Lençóis, pois os passeios são bem distantes, alguns demoram mais de 1h pra chegar ao local e o clima é bem quente e olha que fomos no inverno, é melhor esperar o bebê crescer. Todo esse post foi escrito pela minha esposa Cristina, o crédito é toda dela rsrsrs. Obrigado pelo comentário. Grande abraço e muita saúde pra família!

      Resposta
  • 31 de março de 2017 em 10:55
    Permalink

    o Brasil é um espetáculo a parte né! acho essa região maravilhosa, adorei a foto da lagoa da preguiça! me levaaaaaa

    Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:24
      Permalink

      Olá angiesantanna!!
      Nós moramos num país muito rico em cultura e paisagens incríveis e, particularmente, os Lençóis estavam no topo da nossa wish list!! Mas, ainda temos muitos locais para explorar rs…
      A Lagoa da Preguiça é linda demais, e depois de você descer por tantos e tantos metros, a lagoa nos “espera” para um delicioso banho e ainda curtir mais tarde o pôr do sol!
      Vale muito a pena passar um bom tempo por lá…
      Um abraço,

      Resposta
  • 30 de março de 2017 em 19:18
    Permalink

    Nossa! Que lugar maravilhoso! Não há como não ser clichê diante de um lugar desses. E vcs tiveram experiências massa. As dicas finais são preciosas! 🙂

    Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:17
      Permalink

      Olá Analuiza!!
      Realmente um lugar fantástico e sempre agradeço pelo tempo que passamos e pelas pessoas maravilhosas que encontramos por lá.
      Que bom que gostou do post e escrevo com a finalidade de compartilhar a experiência que tivemos nos lugares que visitamos.
      Um abraço,

      Resposta
  • 30 de março de 2017 em 18:52
    Permalink

    Que lugar lindo! Não vejo a hora de conhecer! Ótimo post como sempre pessoal! 😀

    Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:12
      Permalink

      Olá Mariana!!
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Um abraço,

      Resposta
  • 30 de março de 2017 em 15:58
    Permalink

    Eu sou doida pra conhecer esse lugar! Depois dessas fotos então…

    Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:10
      Permalink

      Olá Patricia!!
      As fotos já conseguem passar uma vibe muito boa! Agora, imagina indo para lá e sentir tudo que este paraíso pode passar … Suas lembranças simplesmente serão inesquecíveis!!
      Um abraço,

      Resposta
  • 30 de março de 2017 em 14:41
    Permalink

    oieeee….

    Esse é um lugar que preciso conhecer…. meu irmão foi ano passado e amor.
    Adorei o post e as dicas 🙂

    Resposta
    • 4 de abril de 2017 em 16:04
      Permalink

      Olá Thais!!
      Super recomendo vc conhecer este lugar fantástico!!
      Fico feliz que tenha gostado do post!!
      Um abraço

      Resposta

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
Inline
Inline