BrasilDestinosPasseiosSão PauloSudeste

Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina

A partir do dia 31 de março foi inaugurada a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina e ficará exposto por um período de 3 meses, podendo ser prorrogado.

As crianças dos anos 90, hoje adultos, lembram-se muito bem desta série produzida pela TV Cultura entre 1994 a 1997.

A visita à exposição faz com que o público volte no tempo, e literalmente, o visitante entra no castelo construído com 15 metros de altura e 700m² de área, onde é recriado cenários e apresentado amostras dos acervos  do Castelo.

Nesta semana, fomos reviver este período que foi tão marcante em nossa infância.

Compramos os ingressos no site do Castelo Rá-Tim-Bum www.ratimbumocastelo.com.br, e para efetuar a compra selecionamos o dia e o horário. Pode ser adquirido também na bilheteria do Memorial da América Latina.

O valor do ingresso é de R$ 20,00, meia R$ 10,00 (crianças de 4 a 12 anos, estudantes, idosos, deficientes, professores da rede pública e policiais) e para crianças de até 3 anos é gratuito.

O visitante pode ir de carro e deixar no estacionamento (pagamos R$ 25,00 no portão 15) ou de metrô descendo na estação Barra Funda (Linha Vermelha) ou por trem CPTM (Linhas 7 e 8).

Logo que entramos no pátio do Memorial vimos a estrutura do castelo.

Na entrada da exposição mostramos os vouchers (impressos quando fizemos a compra pelo site) à funcionária do local e como chegamos bem na hora agendada não pegamos fila. As recomendações que foram dadas eram de não tirar foto com flash e carregar a mochila na frente do corpo.

Todos os detalhes da construção foram perfeitos e sentimos que realmente estávamos na porta do castelo e a réplica do porteiro foi o start  para nossa viagem ao tempo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim que colocamos os pés na área interna do Castelo já ouvimos o som clássico da música do seriado (Bum Bum Bum Castelo Rá-Tim-Bum…) e a animação foi tomando conta por estar dentro daquele cenário que pudemos ver tão de pertinho. Ficamos aproximadamente 2 horas, tempo que passou voando, mas, suficiente para apreciar e aproveitar toda a exposição.

Passando pela porta de saída, vimos o posto de venda de souvenirs e adiante a praça de alimentação. Haviam várias lembrancinhas, nas quais, o visitante poderia comprar para se recordar deste dia especial.

Observamos que as crianças que ali estiveram, divertiram-se muito interagindo com todo o ambiente lúdico que a exposição oferecia, mesmo não sendo àquelas crianças que foram o público de quando a série foi transmitida pela TV.

E para relembrar o Nino, Zeca, Biba, Pedro, Dr. Victor, Dona Morgana e os demais personagens, programe-se que ainda dá tempo de você visitar a exposição e reviver esta série que foi tão importante por transmitir conceitos educativos e de cidadania.

Siga compartilhando:

Cristina Mary

Sou Nutricionista desde 2004 e trabalho num consultório de endocrinologia atualmente. Sempre gostei de conversar sobre viagens e ouvir sobre as experiências das pessoas com as quais estou conversando e ficava viajando junto com elas imaginando todos esses lugares. Estou estudando sobre fotografia e programas de edição de imagens como o Photoshop e Lighroom. E, todo esse meu entusiasmo em aprender foi a partir do apreço por belas fotografias de paisagens e lugares incríveis que me inspiram sempre a conhecer novos lugares! E como é gratificante você planejar uma viagem desde a escolha do destino, pesquisar sobre o que se fazer e organizar da melhor maneira possível para aproveitar ao máximo a viagem e, finalmente ver através dos seus próprios olhos o lugar que você via apenas por fotografias. E, se você me perguntar o que me motiva? Bem, responderei a você que é a vontade de conhecer todos os cantos desse mundão afora, de aprender novas línguas para conseguir me comunicar com as pessoas da região, de enriquecer minha alma convivendo com as mais distintas culturas mesmo que seja por alguns dias ou apenas por alguns momentos.

19 thoughts on “Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina

• Olá Julianna!!
      Obrigada pelo comentário e fico contente do post ter sido útil pra vc!
      Ótima visita à exposição 🙂

Resposta
  • Que triste, eu fui no Memorial uma semana antes da inauguração do espaço do Castelo. Deu uma vontade muito grande de ir… pena que vai demorar para eu voltar para SP.

• Olá Edson!
      Que pena, mas ainda dá tempo de visitar o Castelo! E eu acredito que deve prorrogar o tempo da exposição, mas fique de olho!

• Olá Luciana!
      Eba!! Você irá adorar e aproveite para tirar muitas fotos!
      Um abraço e ótimo proveito no passeio!

Resposta
  • Gente, amava o programa, muito instrutivo e questionador. Não se faz mais programas como aquele … Qd eu for em Sampa, tá na lista!

• Olá Vaneza!
      O Castelo Rá-Tim-Bum foi um sucesso enorme por tudo que se discutia e atualmente não temos tantos programas bons principalmente direcionado ao público infantil.
      Programe-se e venha visitar SP e dar um pulo na exposição!

• Oi, Cristina!
    Não cheguei a viver a série (ops!), mas achei o parque bem bacana e com um preço super acessível, o que é muito positivo!
    Obrigada por compatilhar!

• Olá Gabi!
      Realmente o preço está bem acessível e mais em conta que o estacionamento hehehe

Resposta
  • Legal! Minha filha está indo para lá hoje ainda e está ansiosa para conhecer o castelo. Deve ser bem legal e o post ficou muito bom. Parabéns!

• Olá Mapa na Mão!
      Que legal, aposto que ela adorou a visita né?
      Obrigada e agradeço o comentário e um abraço,

Resposta
  • Fui 2 vezes já. A exposição está bem legal, né?! Ótima dica pra quem mora em SP ou está visitando a cidade!!

• Olá Alessandra!
      Realmente é um ótimo passeio para se fazer aqui em SP!!

Resposta
  • Ahhh que nostalgia boa!!!! <3 Eu fui em uma que teve há uns dois anos, mas queria muito poder ir nessa. Adorei ver um pouco mais aqui no blog!

• Olá Mariana!
      A visita dá uma saudade da época de quando éramos mais novos né?
      Infelizmente não fomos na exposição do Castelo há 2 anos, mas desta vez, conseguimos ir.
      Se tiver oportunidade vá visitar o Castelo!

Resposta
  • Como eu queria conseguir dar um pulo em SP só pra visitar essa exposição. Com certeza ela está o máximo!

• Olá Aline!
      Venha visitar São Paulo se tiver oportunidade e sim, a exposição está demais!!