Primeiro Encontro dos Bonecos Gigantes em São Bento de Sapucaí – SP
O Primeiro Encontro dos Bonecos Gigantes aconteceu no dia 27 de janeiro de 2018 (sábado), na cidade de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo. Neste dia de festividade, além dos bonecos da cidade, juntaram os de outras cidades vizinhas para abrilhantar ainda mais o desfile da Família Zé Pereira.
No final da tarde do nosso primeiro dia (26) de viagem à São Bento de Sapucaí, um dia antes do encontro, começamos a ouvir batuques vindos da rua central da cidade, local em que ficamos hospedados na Pousada Casa Blanca. Infelizmente, não consegui acompanhar o desfile, pois quando saí para ver os bonecos já haviam passado.
Conversando com a Dona Bene, proprietária da pousada, ela me informou que diariamente à partir dos 30 dias que antecedem o início do Carnaval, acontece o desfile dos bonecos da cidade e que no dia seguinte (27) seria realizado o 1o Encontro dos Bonecos Gigantes. Um evento que reuniu além dos oito bonecos que integram o Bloco do Zé Pereira, mais 17 bonecos vindos dos municípios de Brazópolis, Monteiro Lobato e de Sapucaí-Mirim.
O desfile dos bonecos acontece há 25 anos e o primeiro boneco a ser criado foi em homenagem ao fundador da cidade, o Tenente “José Pereira Alves”, caracterizado com barba, bigode, gravata, paletó e sua famosa cartola.
No final da tarde do dia do evento, muitas pessoas já estavam na avenida central (Av. Conselheiro Rodrigues Alves) e aglomeradas em frente à um palco que contava com os organizadores do evento ao lado de uma escola, onde os bonecos estavam em sua área interna.
Crianças brincavam com spray de espumas, enquanto todo o público aguardavam o início do desfile. Muitas delas vinham fantasiadas para festejar com todos este momento que é tão tradicional da cidade.
Finalmente quando o portão foi liberado para os bonecos saírem, todos queriam tirar fotos e ficar bem pertinho deles, que se tornaram as atrações desses dias que antecedem o feriado de Carnaval. As crianças chegavam perto dos grandiosos bonecos para registrar este momento de muita alegria e magia, assim como os adultos.
Por um curto período, todos os bonecos juntaram-se lado a lado como forma de se apresentar ao público ao som das batidas dos jovens que compunham a Banda Marcial de São Bento.
Logo após a apresentação, os bonecos começaram a caminhar iniciando o desfile pela rua principal do centro da cidade, e com eles, as crianças, os adultos e os idosos acompanharam o desfile pelas ruas da cidade acompanhados pela banda, que contagiavam a todos com seus batuques.
Quem presenciava o evento, deixava-se levar pelo ritmo do som e pela energia do momento. Foi muito legal assistir ao Primeiro Encontro dos Bonecos Gigantes!
E para nós, que estivemos na cidade à passeio, e saber sobre o evento no dia em que chegamos, realmente acabou sendo uma feliz e grata surpresa por estarmos presentes neste dia de celebração, juntamente com a população de São Bento de Sapucaí.
Curiosidades
A criação desses bonecos surgiu na Europa há muito tempo atrás e com a vinda dos portugueses para o nosso país, houve a influência para realizar o desfile desses bonecos inicialmente em festividades religiosas.
Em São Bento do Sapucaí, a tradição dos bonecos começou alguns anos após a fundação da cidade, logo no início do século XX, contrariando o que muitas pessoas imaginam que a existência dos bonecos começou na cidade de Olinda em Recife no ano de 1931.
Em nossa viagem à Recife, pudemos conhecer 63 bonecos dos 300 existentes na Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, localizado no centro da capital. Esses bonecos são representações de personalidades nacionais e internacionais, enquanto os bonecos de São Bento de Sapucaí representam o fundador da cidade e sua família.
Os irmãos Antônio Cortez e João Cortez auxiliaram na confecção dos bonecos, mas são conhecidos também pela conquista ao topo da Pedra do Baú. Em 1940, com a confecção do boneco que representava Maria, o Zé Pereira se fortaleceu ainda mais.
Em 1960, Bento Cortez, filho do Antônio Cortez passou a confeccionar os bonecos e a responsabilidade dos mesmos passaram a ser da Prefeitura Municipal.
Em 1992, José Vicente da Silva passou a ser responsável pela confecção dos bonecos e dos atuais Zé e Maria Pereira. À partir de 1994, foram confeccionados outros bonecos que se juntaram com o casal Pereira.
Hoje em dia, o desfile da família Zé Pereira é a maior manifestação cultural da cidade, atraindo centenas de pessoas pelas ruas nos 30 dias que antecedem o feriado de Carnaval.
Outra curiosidade foi saber que os bonecos de São Bento de Sapucaí foram levados a outros lugares para participarem de vários eventos, como a Festa do Estado em Brasília e recentemente em 2017, na Feira Internacional de Turismo em São Paulo, o “World Travel Market Latin America”.
Fonte: Prefeitura de São Bento de Sapucaí
Quer conhecer mais sobre São Bento do Sapucaí?
Veja o post do pessoal do Destino & Afins com dicas dos pontos turísticos, restaurantes e uma charmosa pousada com vista incrível.
Eu adoro esse carnaval mais “raiz”, sabia? Eu amava os bloquinhos de rua em SP quando morava lá. Mas hoje qdo vejo na tv como tá enorme, eu já não me animo, não. Sou da turma do “menos é mais”, rs
Olá Roberta!
Carnavais de rua tem outra vibe né? Quero dizer, é mais família! Também gosto muito e ainda mais numa cidade de interior…
Agradeço seu comentário e um abraço!
Que demais!! Achei bem interessante e deve ser mais impressionante de perto!! Adoro esses eventos e manifestações culturais do nosso país.
Olá Karine!
Até então, tínhamos visto bonecos somente na Embaixada de Pernambuco (os que desfilam no Carnaval de Olinda), agora, assistir um desfile com bonecos gigantes foi a primeira vez! E, posso te falar, que foi um dia de muita alegria entre todos os presentes.
Vale muito a pena conferir de perto este encontro!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Deve ser muuuito divertido participar de um encontro de bonecos gigantes! Deve ser muito legal observar a criatividade e a felicidade geral diante dos gigantes! rrssrsrs Dá para voltar a ser criança, né não?!
Olá Analuiza!
Realmente foi demais conferir de perto este encontro e estar no meio de toda alegria entre àqueles que estavam presentes, uma animação total!
Sim, voltamos a ser crianças. Afinal, com todos aqueles bonecos quem resiste!?
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Pingback: Feriado Romântico em São Bento do Sapucaí ⋆ Destinos & Afins
Sou suspeita de falar mas adoro os bonecos gigantes! Imagino que a festa deve ter sido linda e colorida! Diversão para adultos e crianças.
Olá cris!
Realmente a festa reuniu famílias e a criançada brincava tanto que fizeram entre si, outra festa à parte!
Eu só tinha visto os bonecos de Olinda, mas não em desfile.
Neste dia em São Bento do Sapucaí foi uma visão diferente de vê-los desfilando… Muita animação!!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Eu não sabia dessa tradição! Conheço a cidade e acho ela um charme… Seria muito legal poder unir o útil ao agradável e visitá-la novamente nessa época do ano.
Olá Aninha!
Para nós, foi nossa primeira visita à cidade e adoramos!!! Esta tradição já existe há anos pelo que nós ficamos sabendo, mas foi demais participar do primeiro encontro dos bonecos gigantes! Recomendo vc se programar para conferir o segundo encontro no ano que vem! Não tive nenhuma informação quanto à isso, mas acredito que deva acontecer!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Que legal, eu adoro carnaval, com certeza ia amar acompanhar os bonecos gigantes
Olá Adriana!
Nós adoramos assistir ao desfile dos bonecos gigantes! Com certeza você iria adorar e programe-se para ir no ano que vem!!!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Quanta diversão!! Adorei. Vou querer ir no próximo 🙂
Olá Eloah!
Foi um dia bem especial e divertido na cidade e aproveite para se programar para ir no ano que vem!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Que legal!
Só sabia que tinha esses bonecos gigantes em Olinda, estou totalmente desatualizada sobre Carnaval.
Achei muito lindo as crianças se divertindo, fofura!
Abraços.
Olá Makenna!
Nós também pensávamos igual e que também o início da criação destes bonecos fossem de Olinda também. Mas conversando com o Bene, dono de um restaurante que frequentamos, ele que nos contou tudo sobre a história da cidade e como é rico a cultura de lá!
As crianças fizeram uma festa à parte! Lindo de se ver rsrs
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Eu já amava São Bento do Sapucaí por causa do complexo do Baú, agora você me deu mais um motivo pra voltar! Já quero o segundo encontro dos Bonecos Gigantes.
Olá Aline!
Fomos exatamente para fazer as trilhas do complexo do Baú e tivemos a feliz surpresa de estarmos no dia que foi o primeiro encontro dos bonecos. Acho que a partir deste ano, terá o segundo, terceiro, quarto…. encontros e espero que a cada ano que passar aumente ainda mais a família do Zé Pereira 😉
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!