BrasilDestinosPasseiosSão PauloSão PauloSudeste

Beco do Batman – Vila Madalena – São Paulo

O Beco do Batman é um ponto turístico numa área residencial no bairro da Vila Madalena em São Paulo. Este local é famoso pelos desenhos ilustrados nos muros feitos por excelentes grafiteiros que conseguiram fazer das vielas, uma galeria de artes a céu aberto.

A origem do nome Beco do Batman partiu pela primeira ilustração feita no local na década de 80, que teve como tema o  próprio Batman e, desde então, muitas outras foram feitas e de tempos em tempos os desenhos são substituídos. Desta forma, os visitantes retornam mais de uma vez para apreciá-los.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O nosso interesse de visitar o lugar começou a partir de fotos super bacanas que vimos de amigos e de imagens com outras pessoas quando pesquisamos em sites de busca. Todos aqueles desenhos servindo como cenário para muitas fotos legais nos motivou a querer tirar nossas próprias fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aproveitamos o dia em que almoçamos no Restaurante Dedo de la Chica para conhecer o Beco do Batman, pois do restaurante daria para seguir a pé até lá. Deixamos o carro num dos vários estacionamentos que haviam na região.

Previamente nós tínhamos lido alguns comentários quanto à tranquilidade de caminhar entre as vielas, outros para tomar cuidado e sobre a falta de policiamento no local .

Contudo, nosso passeio foi bem tranquilo, claro que não deixamos à vista câmera fotográfica ou qualquer outro acessório que pudesse chamar atenção. Tiramos a câmera da mochila apenas quando fôssemos utilizá-la.

Apesar de não termos pesquisado antes sobre a Escadaria do Patápio, conforme fomos caminhando deparamos com ela por acaso e a achamos muito interessante e algo bem diferente que de maneira alguma passa despercebida aos olhos de quem vê!

Descrição da Escadaria do Patápio em azulejos
Escadaria do Patápio

A Escadaria do Patápio está numa localização perpendicular às ruas Medeiros de Albuquerque e Patápio Silva e próxima (cerca de 20m) de uma das entradas do Beco do Batman.

Essa escadaria de 94 degraus foi idealizada para transformar a área em uma rua modelo revitalizando o espaço entre as ruas e sua inauguração aconteceu no dia 15 de agosto de 2015 durante a Design Weekend (evento que reúne as ações culturais de design de São Paulo).

A revitalização foi feita pela Eliane Revestimentos com parceira com o Projeto Azul e apoio da Catraca Livre.

Élcio Torres foi o artista plástico responsável por liderar a equipe do Projeto Azul pelos desenhos em mais de 350m² de azulejos brancos de 15x15cm.  O que eu achei bem interessante é que este projeto oferece uma chance aos egressos do crime.

E, no dia da inauguração houve uma oficina de azulejos, que teve a participação da comunidade e dos visitantes em criar seus próprios desenhos e mensagens em peças que fizeram parte deste maravilhoso projeto.

As fotos abaixo retratam fielmente toda a estrutura da escadaria, onde observamos detalhes em peças que seriam jogados no lixo como: garrafas pet, pneus, canos e sapatos, além, das lindas mensagens escritas ao longo da escadaria. Infelizmente, vemos algumas pichações e sentimos um cheiro desagradável em algumas partes enquanto subíamos os degraus. Contudo, um ótimo lugar para tirar belas fotos e se puderem levem um ou mais amigos para que suas fotos fiquem mais divertidas!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

De um modo geral, conseguimos aproveitar muito bem, andamos sem pressa apreciando e tirando fotos por aproximadamente 1h30. Durante este tempo, vimos viaturas policiais trafegando pela região, outros turistas passeando, tanto que consegui identificar que eram de outros estados do país e alguns estrangeiros, e vimos também, uma família fazendo ensaio fotográfico, algo que é bem comum naquele local.

Beco do Batman

Como eu disse, fizemos uma breve pesquisa sobre o Beco do Batman, e tinha lido uma reportagem sobre um morador que em meado do mês de abril deste ano pintou seu muro de cinza (semana anterior da nossa visita) como forma de protesto devido ao barulho e confusão que ocorrem frequentemente no local. Mas, o cinza do muro não permaneceu por muito tempo sozinho devido as pichações. E felizmente, no fim de abril, o muro recebeu outro desenho que foi refeito após a autorização do próprio morador.

Área residencial no Beco do Batman e no canto direito da foto o muro que o morador pintou de cinza

Recomendo a visita pela oportunidade de conhecer o trabalho feito por estes excelentes grafiteiros, que usam a arte para embelezar muros e sem suas ilustrações seriam apenas muros comuns que não fariam nenhuma diferença aos nossos olhos.

 

 

Dicas:

O Beco do Batman fica precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque;

Para as pessoas que querem passear por lá e não vão de carro, o metrô mais próximo é na estação Clínicas;

Chame um ou mais amigos para que suas fotos fiquem mais criativas e divertidas.

Siga compartilhando:

Cristina Mary

Sou Nutricionista desde 2004 e trabalho num consultório de endocrinologia atualmente. Sempre gostei de conversar sobre viagens e ouvir sobre as experiências das pessoas com as quais estou conversando e ficava viajando junto com elas imaginando todos esses lugares. Estou estudando sobre fotografia e programas de edição de imagens como o Photoshop e Lighroom. E, todo esse meu entusiasmo em aprender foi a partir do apreço por belas fotografias de paisagens e lugares incríveis que me inspiram sempre a conhecer novos lugares! E como é gratificante você planejar uma viagem desde a escolha do destino, pesquisar sobre o que se fazer e organizar da melhor maneira possível para aproveitar ao máximo a viagem e, finalmente ver através dos seus próprios olhos o lugar que você via apenas por fotografias. E, se você me perguntar o que me motiva? Bem, responderei a você que é a vontade de conhecer todos os cantos desse mundão afora, de aprender novas línguas para conseguir me comunicar com as pessoas da região, de enriquecer minha alma convivendo com as mais distintas culturas mesmo que seja por alguns dias ou apenas por alguns momentos.

21 thoughts on “Beco do Batman – Vila Madalena – São Paulo

  • Fui algumas vezes a Sampa e nunca consegui ir no Beco do Batman. Ele já está na minha lista como primeiro lugar a visitar quando eu for a Sampa de novo rsrs.

    Resposta
  • Ouço falar tanto do Beco do Batman, que tenho uma baita vontade de conhecê-lo. Preciso voltar a São Paulo!

    Resposta
    • Olá Luciana Rodrigues!
      Venha novamente em São Paulo e não deixe de visitar o Beco do Batman para apreciar os lindos desenhos e tirar muitas fotos!
      Um abraço,

      Resposta
  • Conheci o Beco do Batman em minha última visita à cidade e gostei muito. O lugar é incrível e merece estar no roteiro de quem visita a cidade. Boa dica!

    Resposta
    • Olá Ana Carolina Miranda!
      O Beco do Batman é realmente um ponto turístico que não deve faltar entre os passeios de quem quer conhecer São Paulo.
      Agradeço o comentário e um abraço,

      Resposta
  • Wou! Estes grafites são lindos demais. Fico de boca aberta com tanta criatividade! É uma pena que o pessoal da pichação insiste em estragar o visual =(

    Parabéns pelas fotos! O passeio realmente valeu 😉

    Abraços!

    Resposta
    • Olá Flávio Borges!
      O passeio valeu bastante e infelizmente, ao contrário dos lindos grafites que são feitos por grandes artistas, há aqueles que poluem visualmente nossa cidade! Apesar disso, vimos algumas pichações das vielas mais afastadas da área principal do Beco do Batman.
      Agradeço o comentário e um abraço,

      Resposta
  • Acredita que ainda não conheço esse lugar de São Paulo? De todas as vezes que estive na cidade, fui sempre correndo e não consegui visitar. Acho esses grafites lindos demais!

    Resposta
    • Olá dhebora!
      Da próxima vez que vier para cá! Aumente mais um dia em sua estadia para aproveitar e passear pelo bairro da Vila Madalena! 😉
      Mas, nós que moramos tão perto, visitamos pela primeira vez só agora…
      Com certeza, você irá gostar muito!
      Um abraço,

      Resposta
  • Já tinha visto a primeira imagem no IG. Ficou linda. Com tantos muros velhos e sem graça, porque não dar a oportunidade aos grafiters de desenvolverem a sua arte às claras, alegrando algo que, de outro modo, seria sujo e sem vida? Aqui em Portugal há pelo menos 2 projectos nesse sentido que eu adoro.
    Abraço

    Resposta
    • Olá Ruthia!
      Concordo plenamente com você e a diferença é notável quando há o investimento em cultura e arte!!
      Um abraço,

      Resposta
  • cwrgutierrez

    Que saudades da Vila Madalena meu lugar preferido de São Paulo, o melhor lugar para ir com os amigos.

    Resposta
    • Olá cwrgutierrez!
      Realmente é um lugar com várias opções a se fazer, seja almoçar num restaurante legal, caminhar entre as lindas vielas, bater papo com amigos em algum barzinho… Ótimas alternativas!!
      Um abraço,

      Resposta
  • Alessandra Fratus

    Um dos meus lugares preferidos em São Paulo! Temos até um artigo contando mais sobre os artistas que pintaram e pintam no Beco. Tão importante conhecê-los também, né?!

    Resposta
    • Olá Alessandra Fratus!
      Sério! E o mais legal de tudo isso é conhecê-los além dos desenhos.
      Parabéns!
      Um abraço,

      Resposta
  • Nossa! Não sabia que tinham refeito as artes. Que ótima notícia! Saí de SP já tem 8 meses e fiquei bem chateada com o que fizeram… Muito bom saber que ele está assim, lindo, novamente!

    Resposta
    • Olá 1001dicasdeviagem!
      Pois é, eu li alguns dias depois de nossa visita esta notícia. Mas, ainda não conseguimos conferir pessoalmente…
      Felizmente, as pichações deram lugar a outro lindo grafite!
      Um abraço,

      Resposta
    • Olá Eloah Cristina!
      Foi nossa primeira visita lá e esperamos voltar mais vezes! Afinal, é um ponto turístico tão pertinho para a gente que é de São Paulo né?
      Um abraço,

      Resposta
  • Eu adoro arte de um modo geral, incluindo street art! Tem uma galera massa produzindo arte mundo afora e dá para notar que no Beco do Batman (não conhecia a origem do nome) é um desses lugares ´para quem aprecia esse movimento.

    Resposta
    • Olá Analuiza!
      Eu também desconhecia sobre a origem do nome do Beco do Batman, e particularmente, eu gostaria de ter visto como este desenho que foi por onde tudo começou.
      E a coisa mais graficante sobre a arte na rua é que todas as pessoas podem apreciar o trabalho desses excelentes artistas.
      Um abraço,

      Resposta

Deixe um comentário