Visita às passarelas do Glaciar Perito Moreno
As passarelas do Glaciar Perito Moreno foram estrategicamente construídas para se ter uma noção da dimensão da grandiosa geleira. Ela está localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, na província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina. Existem 4 circuitos onde você pode caminhar, vamos contar como foi um deles.
Fomos no período da tarde. Portanto, após o passeio de minitrekking no Glaciar Perito Moreno de manhã, pegamos novamente o ônibus da empresa Hielo & Aventura em Puerto Bajo de las Sombras com destino às passarelas.
O nome Perito Moreno é uma homenagem dada ao grande cientista, naturalista e explorador argentino Francisco Pascasio Moreno.
Leia o post: Minitrekking sobre o Glaciar Perito Moreno, uma experiência fantástica!
Durante o caminho, fomos agraciados com lindas paisagens, como o Lago Argentino e o próprio glaciar.
Na entrada do parque, não nos preocupamos em pagar a taxa de entrada, pois havíamos pago previamente no momento da compra do passeio. Outros visitantes que não haviam feito o mesmo, pagaram no próprio dia.
Descendo do ônibus, fomos encaminhados até o acesso às passarelas e tivemos algumas orientações da guia sobre o local e pudemos ficar livres por uma hora para andar sobre as passarelas.
Percebemos que o lugar era muito bem sinalizado, estruturado e fácil de se locomover, assim como, para pessoas com alguma deficiência de movimento e para idosos, devido a existência de um elevador para acesso ao nível mais baixo das passarelas.
Existem 4 circuitos nas passarelas: amarelo, azul, vermelho e verde. A guia nos informou para ficarmos só no amarelo, pois nosso tempo de permanência era curto. Apesar do circuito amarelo ser pequeno, as escadas cansam muito, reserve pelo menos 10 minutos para retornar ao ônibus correndo rsrsrs.
Chegando o mais próximo da geleira, procuramos escolher um ponto para ficarmos apreciando por algum tempo e termos uma visão mais privilegiada, e assim que percebêssemos algum desprendimento de gelo, pudéssemos estar preparados para registrar este momento tão esperado.
Fiquei realmente surpresa com a experiência que tive de caminhar na passarela, pois imaginava uma estrutura simples, na qual, conduziria os visitantes para um ponto próximo à geleira como via em algumas fotos. Nunca passou pela minha cabeça, que a passarela possibilitaria às pessoas de percorrerem trajetos diferentes e olhar de vários pontos este famoso glaciar.
Uma hora, era o tempo que tínhamos! E, o que pensávamos que seria um bom tempo para olhar a geleira, este tempo passou voando literalmente.
Até o momento de retornarmos ao ônibus, víamos apenas alguns bloquinhos de gelo caírem de tempos em tempos acompanhados de um estrondo que chamava nossa atenção por seu característico barulho, ao qual, parecia como um trovão!
Já em direção aos degraus da escadaria das passarelas, assim que ouvi um estrondo maior, virei imediatamente. Vi um desprendimento de um bloco maior de gelo. Minha sorte foi ver que meu marido ainda estava lá em frente e conseguiu filmar o exato momento da queda.
Do contrário, seria muito frustrante ver que de tanto que esperamos, bem na hora deste momento tão aguardado, perdêssemos a chance de fazer qualquer registro.
Mas, pude compreender que acontecimentos naturais não possuem dia e nem horário para que aconteçam. Simplesmente, você precisa ter a sorte de estar no momento e no local certo! Felizmente, mesmo não sendo aquele desprendimento grandioso que em algum dia vi num vídeo da internet, tivemos a graça de ver pessoalmente este fenômeno natural que ficará para sempre na nossa memória!
Achamos que você pode gostar: Roteiro de 12 dias na Patagônia
Serviço
site oficial: Parque Nacional Los Glaciares
informação de valores desse passeio com Georgia: [email protected]
Gostei muito do relato. Já fiz a reserva do passeio do minitrekking com o traslado incluso e estou num grande dilema, pois pelo que percebi esse passeio deixa muito pouco tempo para as passarelas. Fico pensando se valeria a pena retornar só para as passarelas no dia seguinte, já que dispomos de uma manhã livre. Quanto tempo você acha que temos disponível para as passarelas depois do minitrekking? E quanto tempo você recomenda que a gente fique contemplando as passarelas?
Muito obrigada pelo seu comentário! Realmente tivemos apenas uma hora nas passarelas depois do minitrekking. Se tiver com um tempo sobrando eu recomendo voltar, contudo é difícil eu te falar quanto tempo… Pois, ficamos olhando para a geleira para ver algum pedaço se soltar, e o tempo passa tão rápido que sinceramente ficaria umas 3 horas hahaha….
Oi, Cristina! Estou com uma super dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Bem, já vi que você falou que 1h passa voando para curtir as passarelas e gostaria de passar mais tempo no parque do que voltar outro dia e pagar um novo ingresso. Você disse que o minitrekking pode ser pela manhã e pelo que vi na empresa, dura cerca de 1h30 a 2h, certo? Então, porque sobra apenas tão pouco tempo para as passarelas? Estou pensando seriamente em comprar o minitrekking sem o traslado, para curtir mais as passarelas, que são uma outra perspectiva do parque, mas fico com receio de ter problemas com horário para a chegada. Você se importaria em detalhar, por gentileza, aproximadamente quanto tempo a empresa gasta em cada etapa do passeio? Exemplo, pegar no hotel, chegar no parque, fim do trekking, etc. Estou pensando seriamente em pegar um ônibus na rodoviária até o parque, para quando terminar o minitrekking, ter mais tempo livre lá, porém como tem esse local de saída do barco, não sei se é possível fazer esse deslocamento por fora. Desde já, te agrdeço imensamente pela atenção. ?
Olá Mellyna, tudo bem?
Isso mesmo, o passeio de minitrekking pode ser feito de manhã ou tarde e dura aproximadamente este tempo mesmo….
Na verdade, eu tb acho que poderia haver mais tempo, mas creio que como são vários ônibus de excursão deve ser algum sistema que eles fazem pra não lotar num mesmo período. Não sei te falar ao certo!
Nossa, Mellyna, é que acabei não anotando esse tempo, mas depois que pegaram todas as pessoas, demorou aproximadamente 40 minutos até lá o local onde pegamos um barco para chegar até o Perito Moreno, neste trajeto demorou uns 15 minutos. Após, guardamos nossos pertences e demoramos uns 20-30 minutos para ir até a base da geleira. No trajeto, mais uns trinta minutos ou um pouco menos. E até colocar os grampões, deve ter levados uns 20 minutos. Depois, pode considerar mais 1 hora para o minitrekking, e novamente o tempo do retorno até o local onde guardamos nossos pertences. Almoçamos por lá mesmo e creio que ficamos mais 1 hora a 1h30 até vir o barco que trazia o pessoal que fariam o minitrekking da tarde. De lá, pegamos novamente o barco, e depois ônibus já estava à nossa espera, e deve ter levado mais uns 20 minutos até chegar no parque!
Na parte que vc diz que está pensando em pegar um ônibus até o parque. Você não faria o minitrekking é isso? Não entendi este finalzinho. Mas, o deslocamento do barco até a geleira não há outra opção, tanto que quem faz é somente uma empresa, a Hielo & Aventura.
Um abraço, Cristina
esse glaciar é demais! eu só visitei o pastoruri no peru que está sumindo rapidinho…acho que aqui 2 anos já nao vai ter mais 🙁 imagina como era ha uns 2 seculos atras!!!
Olá angiesantana!
O Glaciar Perito Moreno de todos os glaciares da Patagônia Argentina é o mais famoso, mas enquanto estive lá, pude conhecer outros de belezas impressionantes também! E conhecer toda sua formação e a história é tão enriquecedora que a gente tem a impressão de estar num outro mundo rsrs
Agradeço pelo seu comentário e um abraço!
Sem dúvidas um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer! Acho que é um dos lugares mais lindos e impressionantes do mundo. Adorei o post, aumentou a vontade!
Olá itamarjapa!
Que bom que você teve ótimas impressões com o post!! Ir à este destino, foi um sonho realizado, pois estava na minha wish list há tanto tempo e posso te falar que é um dos lugares mais incríveis e belos que tive a oportunidade de conhecer!
Muito obrigada pelo comentário e um abraço!
Perito Moreno é realmente um lugar extraordinário, como provam as vossas fotos. Esperemos que o turismo não estrague esse pequeno paraíso, porque um dia quero mostrar esse milagre na natureza ao meu filho
Olá Ruthia!
Visitar o Glaciar Perito Moreno é algo fenomenal! Imperdível este passeio!! Pelo que pude ver, o pessoal é bem organizado quanto à preservação do local, mas também espero que a visita possa ser feita por muito e muito tempo!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Nossa, ver de perto deve dar uma sensação indescritível. Sou apaixonado por esse lugar desde que vi as fotos do meu primo a uns anos atrás. Ainda não tive a oportunidade de ir. Quero muito.
Post tá incrivel
Olá Diego!
Sim, realmente é uma sensação única estar neste destino e fazer o minitrekking é um passeio imperdível.
Há muito tempo queria ir e finalmente consegui! Foi um sonho realizado literalmente…
Muito obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Eu morro de saudades de El Calafate, estive em 2013 e só tenho ótimas lembranças desse lugar incrível. Amei tanto.
Olá Rafaella!
Comigo acontece o mesmo… apesar de ter ido há pouco tempo, eu já sinto saudades daquelas paisagens incríveis!
Espero que possamos ter muitas oportunidades para voltar!
Muito obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Adorei o post e as fotos.. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Perito Moreno, mas é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer na Argentina. Geleiras são formações sensacionais.. Uma pena que estejam com seus dias contados por conta das mudanças climáticas.
Olá Oscar!
A Argentina é um país rico de belezas naturais e muitos passeios que podem serem feitos. E conhecer essa parte deste país é sensacional! Foi um sonho realizado literalmente!
Muito obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Que incrível! Jamais imaginei que a Patagônia possuísse uma estrutura tão organizada para os visitantes, fiquei com muito mais vontade de conhecer agora!
Olá Gisele!
Fico feliz em saber que pude compartilhar dessa experiência tão incrível e que consegui transmitir um pouco de como foi essa visita!E quando for a este destino, coloque o Minitrekking num dos seus passeios!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Puxa, que delícia de passeio! Lindíssimo cenário e as fotos estão ótimas. Foi muito legal conhecer e entender um pouco mais como funciona a visitação ao glaciar, obrigado por compartilhar.
Olá Amilton!
Muito obrigada pelo seu comentário! É um passeio imperdível quando o destino for El Calafate, uma experiência única e indescritível!!
Um abraço!
Para mim, este é um dos sítios mais bonitos do mundo.
Olá carlaalexmota!
A visita ao Glaciar Perito Moreno é um lugar indescritível! Vale muito a visita neste destino!!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Ual, que fotos incríveis e que vontade de arrumar a mala e ir pra esse lugar cheio de paisagens demais! Amei as dicas!
Olá vicfarina!
Olha sou apaixonada por este lugar, já era antes de conhecer e depois que estive lá, é realmente um local surpreendente com paisagens únicas e maravilhosas!
Vale muito conhecer este lado da Argentina!
Obrigada pelo comentário e um abraço!
Adoro ler posts sobre lugares especiais como este. A natureza caprichou neste trecho da Patagônia e duvido que eu encontre outro glaciar tão lindo quanto o Perito Moreno. Não tive a sorte de ver blocos enormes, mas o som produzido mesmo pelo menores impressiona.
Olá Marcia!
Eu também costumo ler bastante sobre o destino que penso em conhecer… e é muito gratificante poder conhecer pessoalmente o lugar que até então você só via por fotos.
A Patagônia é um destino maravilhoso e vale muito a pena a visita!
Agradeço o comentário e um abraço!
que passeio incrível deve ser esse do Perito Moreno, quero ir ao sul da Argentina com certeza, é muita beleza!
Olá quartodeviagem!
Realmente é um passeio maravilhoso com paisagens únicas e belíssimas!
Vale muito a pena conhecer este lado da Argentina, e melhor ainda, sendo vizinho de nosso país!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!
Este é um dos lugares espetaculares da terra né?! Que nos deixa impressionados e maravilhados. Um dia vou ver esta maravilha de perto. 🙂
Olá Analuiza!!
Sou suspeita pra falar, pois sou apaixonada por este destino! Conhecer as geleiras foi realmente um sonho realizado e foi surreal estar no meio de toda essa paisagem 😉
Com certeza é um destino imperdível!!
Obrigada por seu comentário e um abraço!!
Aquele post certo na hora certa! Estou começando a planejar minha trip e essas informações foram ótimas. E as fotos, nem se fala! Quero já fazer essa viagem!
Olá Adriana!
Ahh que bom que publiquei na hora certa hahaha. Dá uma lida no post sobre nosso roteiro, talvez te ajude com os passeios dependendo de onde você planejar em ir. E, com certeza será uma viagem inesquecível como foi para mim!!
Obrigada pelo seu comentário e um abraço!