BrasilBrasilDestinosLençóis MaranhensesMaranhãoNordesteRoteiros

Lençóis Maranhenses roteiro de uma semana

Em junho de 2016, nós viajamos para os famosos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão. No período de uma semana, conseguimos fazer uma programação supercompleta que possibilitou a visita nos principais pontos turísticos deste lado único do nosso Nordeste. Confira nosso roteiro Lençóis Maranhenses de uma semana!

Lençóis Maranhenses – Roteiro de uma semana

1° dia – Sábado (1 pernoite no Hotel Brisamar – São Luís)

Chegamos em São Luís, capital do Maranhão, no período da tarde e após dar entrada no hotel, saímos somente  noite para jantar no Restaurante Cabana do Sol, pois haviam muitos comentários positivos no TripAdvisor.

Nós procuramos dormir cedo neste dia, pois o dia seguinte seria longo até chegar na cidade de Santo Amaro.

2° dia – Domingo (1 pernoite na Pousada Água Doce – Santo Amaro)

Manhã: Ida à Santo Amaro.

Tarde: Visita aos Grandes Lençóis de Santo Amaro.

3° dia – Segunda-feira (3 pernoites na Pousada D´Areia – Barreirinhas)

Manhã: Ida à Barreirinhas.

No percurso paramos no Vilarejo de Betânia, onde almoçamos e fizemos um passeio de barco no Rio Alegre até a Lagoa de Betânia.

Tarde: Chegamos por volta das 15h no centro de Barreirinhas e após o check-in na pousada, fomos caminhar um pouco para conhecer melhor a região.

Noite: Jantamos num dos restaurantes da Avenida Beira Rio (rua principal), localizada às margens do Rio Preguiça e paralela à rua onde ficamos hospedados.

4° dia – Terça-feira

Tarde: Passeio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

No início da tarde fomos visitar as seguintes Lagoas: Preguiça, Esmeralda, Azul, dos Peixes, da Paz e dos Toyoteiros.

E no final da tarde assistimos ao pôr do sol na Lagoa da Preguiça.

5° dia – Quarta-feira

Manhã: Passeio ao Povoado de Cardosa e Bóia-Cross sobre o Rio Formiga

Bóia-Cross é um passeio de flutuação no Rio Formiga, onde percorremos alguns quilômetros observando a flora e fauna local.

Após o passeio, almoçamos num restaurante no povoado de Cardosa.

Tarde: Voo de monomotor sobre os Lençóis Maranhenses

Voo Monomotor é um passeio de sobrevoo sobre os Lençóis, onde é possível ver também a região do Povoado de Vassouras, de Caburé e do Farol de Mandacarú sob um outro ângulo!

6° dia – Quinta-feira (1 pernoite na Pousada Rancho do Buna – Atins)

Manhã: Saída de Barreirinhas, Passeio ao Povoado de Vassouras, Farol de Mandacarú e Caburé

Povoado de Vassouras é um passeio no qual pudemos conhecer os Pequenos Lençóis e os famosos macaquinhos desta região.

Farol de Mandacarú é localizado no Povoado de Mandacarú e administrado pela Marinha do Brasil. Lá, subimos exatos 160 degraus até atingir o topo do Farol e ficamos a 35 metros de altura, de onde tivemos uma visão panorâmica de toda a região.

Caburé é uma vila de pescadores que fica entre o Rio Preguiça e a Praia de Caburé. Ao longo da vila haviam muitos restaurantes e almoçamos no Restaurante do Gringo.

Tarde: Ida ao Vilarejo de Atins e passeio para ver o voo dos guarás

Chegando no Vilarejo de Atins e após fazer o check-in na Pousada Rancho do Buna, aproveitamos um pouco a piscina do local.

No final da tarde, fizemos o passeio para ver o voo dos guarás. É um passeio, onde navegamos até certo ponto no Rio Preguiça e ficamos parados aguardando a revoada destes pássaros.

Noite: Jantamos no Restaurante do Buna.

7° dia – Sexta-feira (1 pernoite no Hotel Brisamar – São Luis)

Manhã: Passeio aos Lençóis Maranhenses do Canto de Atins e Almoço no Restaurante do Antônio

Visitamos os Grandes Lençóis. Almoçamos no Restaurante do Antônio para comer o famoso camarão grelhado.

Tarde: Retorno à São Luís

Após o check-out do Rancho do Buna, pegamos uma lancha até Barreirinhas. Fomos até o ponto de encontro do micro-ônibus, que era na Pousada D´Areia. Por volta das 16h, partimos de Barreirinhas e após cinco horas de viagem chegamos em São Luís. Pernoitamos no Hotel Brisamar, o mesmo de quando chegamos.

8° dia – Sábado

Almoçamos cedo num restaurante próximo ao hotel e retornamos à São Paulo.

Observação: se houver disponibilidade de horário, tente conhecer os pontos turísticos de São Luís. Não conseguimos, pois nosso voo estava marcada no horário do almoço.

Quer mais informações sobre Lençóis?

Preencha o formulário que teremos a honra de responder

Confira esses posts

Atins – Lençóis Maranhenses

Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

Santo Amaro do Maranhão – Lençóis Maranhenses

Siga compartilhando:

Cristina Mary

Sou Nutricionista desde 2004 e trabalho num consultório de endocrinologia atualmente. Sempre gostei de conversar sobre viagens e ouvir sobre as experiências das pessoas com as quais estou conversando e ficava viajando junto com elas imaginando todos esses lugares. Estou estudando sobre fotografia e programas de edição de imagens como o Photoshop e Lighroom. E, todo esse meu entusiasmo em aprender foi a partir do apreço por belas fotografias de paisagens e lugares incríveis que me inspiram sempre a conhecer novos lugares! E como é gratificante você planejar uma viagem desde a escolha do destino, pesquisar sobre o que se fazer e organizar da melhor maneira possível para aproveitar ao máximo a viagem e, finalmente ver através dos seus próprios olhos o lugar que você via apenas por fotografias. E, se você me perguntar o que me motiva? Bem, responderei a você que é a vontade de conhecer todos os cantos desse mundão afora, de aprender novas línguas para conseguir me comunicar com as pessoas da região, de enriquecer minha alma convivendo com as mais distintas culturas mesmo que seja por alguns dias ou apenas por alguns momentos.

17 thoughts on “Lençóis Maranhenses roteiro de uma semana

• Maravilha de roteiro! Ainda não conheço os Lençóis Maranhenses, mas morro de vontade. Todos dizem que é um dos lugares mais lindos do Brasil, preciso conhecer logo!

Resposta
  • Que delícia de roteiro. E eu que pensei que por aí a única coisa que tinha pra fazer era andar pelas dunas e nadar, o que já estaria de ótimo tamanho dado esse cenário maravilhoso.

• Olá Gisele!!
      Então, você viu que tem tantas coisas para se fazer em Lençóis? E, até faltou alguns dias pra gente fazer mais alguns passeios acredita!
      De qualquer forma é tão emocionante e lindo de se ver a imensidão das inúmeras dunas …. É sim, um destino imperdível!!
      Quando tiver oportunidade de ir, programe-se para ficar pelo menos 1 semana por lá!

Resposta
  • Quero MUITO conhecer os Lençóis Maranhenses, mas acredita que não sabia que tinha tanta coisa bacana para fazer?! Me animei mais ainda!!! 🙂

• Olá Analuiza!
      Nós também não sabíamos, o que foi uma enorme surpresa e apesar de ter feito todo o planejamento dos passeios anteriormente, se tivéssemos mais alguns dias poderíamos ter feito outros… Mas, por outro lado é ótimo para ter mais motivos para voltar a este lugar incrivelmente encantador.
      Quando tiver a oportunidade de ir, não pense duas vezes, vá e aprecie toda essa beleza única!

Resposta
  • Queremos muito conhecer os Lençóis Maranhenses, mas não fazia ideia que tinha tanta coisa pra fazer, rs.
    Precisamos reservar mais tempo para essa visita.

• Olá Família que viaja junto!
      Recomendo a vocês reservarem pelo menos uma semana! E tem muitos pontos turísticos e passeios para visitar e fazer. Mas, o voo de monomotor é imperdível!

Resposta
  • Nossa, que roteiro bacana….adoro essas dicas práticas e objetivas do que fazer. Anotei tudo. Obrigada por compartilhar.

• Olá Andrea!
      Agradeço o comentário e é ótimo ter um feedback positivo para continuar fazendo mais posts sobre roteiro e fico feliz por te auxiliar com essas dicas!

Resposta
  • que lugar maravilhoso, esse é verdadeiramente um local que gostaria de visitar, é tudo tão incrível que te dá somente a sensação de perfeição!

• Olá Flavia!
      Lá é tudo perfeito! Você sente como estivesse num deserto rodeado de várias lagoas! É realmente paradisíaco!!!
      Recomendo muitíssimo você fazer uma visita a Lençóis!!

Resposta
  • Nossa, quanta coisa legal pra fazer nos Lençóis Maranhenses! Nunca imaginei que teria tanta coisa pra fazer por lá, agora fiquei mais inspirada pra colocar o destino na minha lista!

• Olá Gisele!
      Puxa Gisele, fico muito feliz em mudar sua percepção deste lugar incrível positivamente!
      Parece que não tem tantas coisas assim para se fazer né? Mas, acredita que ainda precisaríamos de mais alguns dias para fazer mais passeios!!
      Garanto que você irá amar e voltará querendo retornar sempre como eu rsrs

Resposta
  • Gostei do roteiro, Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais incríveis do mundo e vale muito a pena passar um tempo na região.

• Olá Fábio!
      Realmente os Lençóis Maranhenses é um lugar espetacular. Há muito tempo queria conhecer e finalmente conseguimos no ano passado.
      Recomendo para todos passar ao menos uma semana no local para visitar os principais pontos turísticos.

• Patricia amarante

Super roteiro nesse lugar incrível, faz tempo que eu fui e já estou louca pra voltar.
    Obrigada pela ajuda com esse roteiro bacana.

• Olá Patricia!!
      Lençóis Maranhenses é um destino incrível mesmo!! E gostaria de ir novamente para lá também! O roteiro ficou muito bom mesmo e fico contente de te ajudar futuramente numa próxima viagem para este lugar fantástico.